segunda-feira, 25 de maio de 2009

Manhattan Murder Mystery.

Sabe quando você gosta muito de uma coisa e perde até a credibilidade pra comentar? Pois é, isso as vezes acontece comigo com bandas ou filmes. Ontem a noite vi um filme do Woody Allen, e esse é um bom exemplo das coisas que gosto muito. O Filme foi “Manhattan Murder Mistery”, já tinha visto esse filme um tempo atrás e tinha me esquecido como era bom.
O Filme fala sobre a morte de uma vizinha do casal interpretado por Woody Allen e Diane Keaton (Larry e Carol), a vizinha supostamente teve um ataque cardíaco, mas Carol “quer acreditar” que o vizinho matou a esposa, então começa investigar esse suposto crime. Não tinha nenhum motivo forte para ela acreditar no crime, a não ser o fato dela desejar esse assassinato, uma busca por sentido, da mesma forma que todos nós acreditamos em muitas coisas pra dar sentido a vida. Então ela investiga esse assassinato e descobre alguns mistérios envolvidos nessa morte.
Essa é a historia aparente do filme, ai ta a genialidade do Woody Allen, será que eu to exagerando chamando o de gênio?, o filme não fala de assassinato, o filme fala sobre um casal de meia idade que começa a entrar na rotina, a forma da Carol fugir disso é acreditar nesse crime. Ela ainda é estimulada por um amigo que sempre foi apaixonado por ela, isso faz com que o Larry, que é o Judeu, novaiorquino, neurótico, Freudiano e medroso, típico dos personagens dele, perceba que pra reconquistar sua mulher vai ter enfrentar o medo e entrar nessa história. É engraçado que a partir desse momento ele começa a acreditar mais do que ela na historia e vira o estímulo da investigação. Por esse ponto de vista a morte da vizinha é só uma fato que é utilizado pra contextualizar o enredo principal, que é o relacionamento ou como manter uma pessoa apaixonada por você ou ainda fazer com que ela perceba que te ama. Tá vendo galera, é aquela famosa frase, “o difícil não é conquistar uma mulher e sim conquistá-la todos os dias da vida”, achei legal comentar esse filme por isso, esse é o tema dos filmes do Woody Allen, os relacionamentos.
É um filme engraçado e divertido, nele Woody Allen deixa bem claro a paixão por sua cidade. Muito bom, mas ainda pode ser uma opinião contaminada como já expliquei, pra mim é um daqueles que você não fica olhando pro relógio do DVD pra saber quanto falta pra acabar, e quando você ve ... ja acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário