sábado, 16 de maio de 2009

Dig out your soul

Não poderia começar melhor, ainda inspirado pelo show do último sábado, vou escrever minhas impressões sobre o "Dig out your soul", último disco do Oasis.
A primeira vez em que ouvi esse disco, pela indicação de um grande amigo logo depois do lançamento, pelo menos 3 músicas me chamaram muita atenção o que indicaria algo de bom, pois ali nas entrelinhas deveria haver outras coisas boas que uma primeira audição desatenta não encontraria.
Muitas comparações foram feitas com discos dos Beatles, lógico, eles nunca negaram essa influência e a importância dos Beatles em suas composições, isso bem explícito pela banda nas letras e mesmo no trabalho final dos encartes dos CDs onde são feitas referências. Mas não compararia exclusivamente a nenhum disco dos Beatles por que acho uma comparação forçada, mas uma boa comparação pode ser feita com a chamada fase psicodélica dos Beatles, isso não é novo, Oasis experimentou essa influência psicodélica em outras musicas de discos passados, como exemplo “The Hindus Times” e “Who feels Love”, mas acredito que essa influência veio com mais força dessa vez e se consolidou nesse disco, chegou a esse ponto de forma gradual. “To be where there’s life” é quase um mantra, melodias com notas longas, o repetição da mesma célula rítmica do baixo e uma cítara no fundo como um baixo contínuo.
Ainda falando sobre referências, “Waiting for the rapture” me lembra muito “One to Five” do The Doors, lógico que isso pode simplesmente ter sido coincidência, mas seria uma referência interessante, lembrando que The Doors tem uma música muito conhecida chamada “Waiting for the Sun”, apesar disso “Waiting for the rapture” é diferente da música do The doors do ponto de vista melódico e mesmo em sua estrutura.
Ao contrario de que muitos podem pensar, acho que trazer as referências de outras bandas é natural e inevitável, acho que a criação pura não existe, e acho até positivo quando uma banda “rouba” uma melodia, um riff ou faz uma referência a outra banda em suas músicas, muitas vezes isso enriquece a obra e deixa mais interessante no contexto, o melhor exemplo pra isso é “Don’t look back in anger” que as primeiras notas no piano da música é “Imagine” tocada em outro tom, na minha opinião não há melhor homenagem do que essa pro Jonh Lennon.
Não penso por tudo isso que faltou criatividade, muito pelo contrario, acho esse disco muito criativo, ele traz essas referências que podem ser até mesmo inconsciente mas trás algo de novo, principalmente do ponto de vista rítmico.
O disco começa com Bag it up e na sequência “The turning”, gosto da forma com que elas se imendam, aliás esse recurso foi usado algumas vezes no disco. “The shock of the lightining” é uma música típica do Oasis, aquela que da vontade de sair pulando no show, tipo “Rock and Roll Star, Lyla e Supersonic”. “I’m outta time” é uma música que poderia ser dos Beatles se ninguém me contasse que é do Oasis, tem momentos na que até ouço o John Lennon cantando, a voz, o jeito de cantar é muito do John.“High horse Lady” é aquela musica que você ouve e gosta de prima, muito boa tem uma ritmo gostoso de se ouvir. A partir de High horse Lady o disco toma aquela força psicodélica que falei anteriormente, ”Falling down, To be where there’s life, ain’t got nothing, The nature of reality e Soldier on”. Gosto muito da guitarra usada em “The nature of reality”, o timbre, a pegada é muito boa fazia tempo que não ouvia algo desse tipo. “Soldier on” é uma musica que me lembrou “Whiskey Bar” do The Doors, fui ouvir e vi eu não tem nada a haver mas tem algo nela que me lembra The Doors também.
Em fim Dig out your Soul é um disco que gosto de ouvir inteiro e isso é raro normalmente tem aquelas músicas que faço questão de passar, todas músicas tem algo que me desperta prazer em ouvi-las. O ponto alto de tudo pra mim é “To be where there’s life”, isso não quer dizer que gosto mais dela do que das outras, mas essa me chamou muito a atenção.
Espero que o Djú e o Adriano comentem, porque eles sim conhecem Oasis de verdade.

2 comentários:

  1. Hehe muito boa crítica! Me deu vontade de ouvir uma por uma! Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  2. Q legal ein cara!! e que análise formidável, sensibilidade de artista essa sua ein edu!!! orgulho desse meu amigo! dpois dessa tbm tive vontade de ouvir uma por uma!! heheh
    abração e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir